Tecnologia e educação matemática em tempos de pandemia

Conteúdo do artigo principal

Arnulfo Fajardo Valencia

Resumo

A pandemia resultante da disseminação do vírus Covid-19 transformou o estilo de vida dos cidadãos; ao influenciar diferentes áreas da sociedade e, particularmente, a educação. A escola quase necessariamente se mudou para espaços virtuais e o uso de tecnologias digitais nos processos escolares é inevitável. O objetivo deste documento é refletir sobre o impacto que essa mudança pode ter na qualidade do ensino de matemática; assunto que foi considerado pelos alunos como um campo com altos níveis de dificuldade de aprendizagem. Apresentamos algumas maneiras pelas quais as ferramentas digitais têm sido subutilizadas, sem levar em consideração as pesquisas que sustentam sua importância no desenvolvimento do pensamento matemático. Concluímos que o educador matemático deve repensar suas práticas em relação a tecnologia, pois isso permanecerá mesmo em tempos de pós-pandemia.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,405
Nov 28 '20Dec 01 '20Dec 04 '20Dec 07 '20Dec 10 '20Dec 13 '20Dec 16 '20Dec 19 '20Dec 22 '20Dec 25 '2021
| |
Outros formatos de visualizações
45
Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20264.0
|

Detalhes do artigo

Como Citar
FAJARDO VALENCIA, A. Tecnologia e educação matemática em tempos de pandemia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–4, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15843.209209226104.0607. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15843. Acesso em: 13 abr. 2025.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografia do Autor

Arnulfo Fajardo Valencia, Universidad del Valle

Graduado como licenciado en Matemáticas en la Universidad Santiago de Cali (USC), Especialista en Edumática de la fundación Universitaria Autónoma de Colombia (FUAC), Magister en Gestión de Tecnología Educativa de la Universidad de Santander (UDES). Actualmente labora como directivo docente de secundaria en la institución Educativa José María Carbonell, adscrita a la secretaría de educación municipal de la ciudad de Santiago de Cali, Colombia.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.