Empreendedorismo Internacional: uma reflexão sobre as possíveis estratégias de internacionalização de empresas
Resumo
O presente ensaio teórico-empírico busca ampliar a compreensão em relação à integração de temas estudados pela área de empreendedorismo e gestão estratégica, explorando as diversas formas e meios de internacionalização de empresas, suas peculiaridades e diferenças. A partir das referências indicadas pela escola empreendedora de Mintzberg et al. (2000), que aborda a formação da estratégia centrada em um ator com visão, buscou-se tratar do empreendedorismo internacional. A pesquisa circunscreve-se a partir de uma revisão bibliográfica utilizando-se de fontes secundárias, como bibliografias, revistas especializadas e artigos científicos nacionais e internacionais. O estudo indicou haver uma possível seqüência, de natureza prescritiva, resultante da reflexão feita, do percurso factível de uma empresa na sua opção de internacionalização. Essa hipótese deve ser comprovada por meio de outros estudos. Mesmo assim, o presente estudo indicou evidências de não haver outra estratégia mais recomendável, face às contingências e incertezas que leva a organização, em sua tomada de decisão, a depender da situação pela qual estiver passando ou vivendo.Downloads
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