Estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da UEPG: aplicação do inventário de David Kolb

Autores

  • Nelma Terezinha Zubek Valente UEPG
  • Edgard Bruno Cornachione Jr FEA/USP
  • Diva Brecailo Abib UEPG
  • Marcos Machado Pereira UEPG
  • Iaçanã Beatriz do Amaral UEPG

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados parciais de uma ampla pesquisa teórico-empírica que visa identificar os estilos de aprendizagem dos alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com a aplicação do inventário de David Kolb. Os dados deste estudo, coletados com 110 acadêmicos do curso de Comunicação Social (Jornalismo), nos meses de maio e junho de 2008, permitiram constatar que o estilo de aprendizagem predominante nos alunos do curso pesquisado é a “Experimentação Ativa”, representando 44% dos entrevistados, sendo o grupo da “Experiência Concreta”, o estilo de aprendizagem menos presente entre os alunos do referido curso, correspondendo à apenas 8% dos acadêmicos pesquisados. Os resultados indicam que, de acordo com o inventário de David Kolb, a maior parte dos alunos do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da UEPG concentra-se no grupo dos estudantes do tipo “Adaptadores” e que apenas uma minoria representa o grupo dos alunos do tipo “Divergentes”. Considerando que resultados semelhantes foram observados nos resultados de pesquisas anteriores onde o mesmo teste foi aplicado em diferentes turmas e cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pode-se inferir sobre a possibilidade de existência de uma predominância de estilos de aprendizagem entre universitários.

Downloads

Publicado

01-01-2009

Como Citar

VALENTE, N. T. Z.; CORNACHIONE JR, E. B.; ABIB, D. B.; PEREIRA, M. M.; AMARAL, I. B. do. Estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da UEPG: aplicação do inventário de David Kolb. Revista ADMPG, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13868. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos