Gestão financeira rural: um estudo no Projeto Redes de Referência para Agricultura Familiar do Paraná
Resumo
A Administração não deve apenas estudar empresas, mas todos os tipos de arranjos produtivos. Dada a importância do setor agropecuário para a economia e a sociedade brasileira, estudar gestão financeira rural é necessário, visto que modelos e ferramentas podem emergir auxiliar na performance e sustentabilidade do setor. Neste sentido trabalha o Projeto Redes de Referência para Agricultura Familiar, que integra pesquisadores, extensionistas e agricultores do Paraná para estudar novas formas de plantio, controle e gestão de propriedades agrícolas. Neste Projeto, informações são produzidas e testadas em campo para balizar sistemas de produção e gestão agropecuários. Mas qual a efetividade deste Projeto em termos de gestão financeira? Qual a relação entre a percepção, a utilização e o desempenho das ferramentas de gestão financeira em uma propriedade participante do Projeto Redes de Referência para Agricultura Familiar? Para tanto, foi realizado estudo de caso numa propriedade inserida no Projeto e em uma não inserida. Com o estudo, viu-se que ambas realizam algum tipo de gestão financeira, mas ferramentas formais não são amplamente utilizadas, por sua aparente incompatibilidade com as necessidades e a cultura dos lavradores. A sua pequena utilização por parte do agricultor inserido no Projeto não se dá porque ele acredita que elas melhoram a qualidade e eficiência de suas decisões, mas por mera requisição por parte do Projeto. Assim, a falta de compreensão conceitual das ferramentas de gestão faz das decisões financeiras um gargalo ao desempenho das propriedades, o que expõe a necessidade de treinamento para ensinar e sensibilizar os agricultores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.