Os efeitosdas barreiras alfandegárias e não-alfandegárias na formação do preço de exportação: um estudo para o aç~ucar cristal

Autores

  • Leandro César Diniz da Silva FUNCESI

Resumo

Objetivou-se com este trabalho entender os possíveis efeitos que as barreiras alfandegárias e não alfandegárias terão na formação do preço de exportação de determinados produtos do agronegócio mineiro diante a consolidação da Área Livre de Comércio das Américas (ALCA). Para tal foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva onde foram utilizados dados secundários e primários. Os dados primários foram coletados junto às indústrias agroalimentares, indústria de insumos, despachantes aduaneiros, entidades inseridas no ambiente organizacional e no ambiente institucional. Já os dados secundários foram coletados junto às literaturas, às associações, às federações, às instituições de pesquisa e às universidades que se encontram envolvidas no agronegócio mineiro e na rede mundial (internet). Verificou-se como a consolidação da ALCA, acontecendo ou não, e  as barreiras alfandegárias e não-alfandegárias afetam a margem de lucro do exportador e consequentemente, a viabilização financeira de uma possível exportação do açúcar cristal.

Downloads

Publicado

16-06-2009

Como Citar

DA SILVA, L. C. D. Os efeitosdas barreiras alfandegárias e não-alfandegárias na formação do preço de exportação: um estudo para o aç~ucar cristal. Revista ADMPG, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13889. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos