Reflexos da comunicação formal e informal na estrutura organizacional das empresas
Resumo
As maneiras como ocorrem as comunicações nas organizações, forma e informalmente são de suma importância nas estruturas organizacionais. Encontradas sob duas formas, uma explícita, que é representada pelo organograma, representando a formalização e outra implícita, que destaca os laços afetivos em uma organização entre os vários grupos e indivíduos que é a informal. A maneira funcionaldas estruturas de comunicação em empresas foi identificada através de uma pesquisa de campo, que utilizou a tecnica da entrevista e como ferramenta de apoio questionários específicos. Após a coleta, os dados foram analisados, tabulados e expressos através de gráfico ilustrativo. Não se pretende neste trabalho destacar ou comparar todas as características pertinentes a essas estruturas de comunicação, pois seria demasiada pretensão da parte do pesquisador. O que se pretende é mostrar os benefícios assegurados pelo trabalho conjunto, realizado dentro da formalidade das estruturas e da comunicação formal, mas sem abandonar a riqueza pertinente à comunicação que ocorre na informalidade. Assim, visa o presente trabalho, demonstrar que a formalidade sendo apoiada pelas ações informais de funcionários, proporciona uma maior possibilidade de otimização do comando na organização e desta maniera obter melhores resultados no processo de comunicação empresarial.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.