A influência do estilo gerencial na adoção dos artefatos de controle gerencial nas organizações sem fins lucrativos de Curitiba do setor do meio ambiente

Autores

  • Cleston Alexandre dos Santos UFPR
  • Fábio Miguel Conçalves da Costa UFPR
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo UFPR
  • Luiz Panhoca UFPR

Resumo

Estilo gerencial se caracteriza pela definição dos padrões, dos artefatos de controle gerencial, expressos pelo planejamento, organização, liderança e controle de determinada gestão, ou seja, o estilo gerencial corresponde ao processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos vários esforços para o alcance de um objetivo em determinada situação. O controle gerencial tem como finalidade assegurar que as estratégias sejam obedecidas, de forma que as metas da organização sejam atingidas com eficiência e eficácia. Portanto, a diferença na escolha dos artefatos de controle gerencial está diretamente influenciada pelo estilo gerencial do gestor, sendo caracterizado pela definição de padrões e formas de comunicação estabelecidos. O presente estudo possui como finalidade evidenciar a influência do estilo gerencial na adoção dos artefatos de controle gerencial nas organizações sem fins lucrativos de Curitiba, do setor do meio ambiente. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e causal, ex post facto, em condições de campo, transversal, utilizando-se de coleta de dados com questionário previamente formulado, aplicado para os responsáveis pelas organizações sem fins lucrativos do setor do meio ambiente, cadastradas em 2008 no Mapa do Terceiro Setor. Tal análise foi realizada de forma qualitativa, pois tal versão permite ver um fenômeno na sua totalidade. A presente pesquisa empírica revela, entre as entidades sem fins lucrativos, a existência dos Estilos Gerencial Consultivo e Participativo, sendo em sua maioria Consultivo, bem como a sua influência na adoção de diversos artefatos de controle gerencial, evidenciados no resultado da pesquisa.

Downloads

Publicado

16-07-2019

Como Citar

SANTOS, C. A. dos; COSTA, F. M. C. da; ESPEJO, M. M. dos S. B.; PANHOCA, L. A influência do estilo gerencial na adoção dos artefatos de controle gerencial nas organizações sem fins lucrativos de Curitiba do setor do meio ambiente. Revista ADMPG, [S. l.], v. 2, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13909. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)