Estudo comparativo entre a teoria dos jogos e programação matemática aplicado a fretes de transportes
Resumo
O presente trabalho busca encontrar, atráves dos intrumentais combinados da programação matemática, via programação linear, e da teoria dos jogos, a estratégia ótima para tomada de decisão de preços de fretes de duas empresas do mercado de transporte ferroviário de cargas – a empresa América Latina Logística do Brasil S.A (ALL) e a MRS Logística S.A. – sobre quatro diferentes classes de produtos. Os resultados mostram que a melhor estratégia para a empresa MRS é optar pelo transporte de uma única classe de produto, denominada “demais produtos”. Já para a empressa ALL a estratégia ótima é alcançada quando esta opta por transportar apenas a classe de produtos “conteiner cheio de 20 pés”. Isso monstra que, apesar de disporem de possibilidade de transportar quatro cargas diferentes, a estratégia ótima para as duas empresas é apenas transpotar um produto diferenciadoDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.