Competição, Colaboração, Cooperação e Coopetição: Revendo os Conceitos em Estratégias Interorganizacionais

Autores

  • Natália Carrão Winckler UFRGS
  • Gisele Trindade Molinari UFRGS

Resumo

No atual contexto competitivo, as empresas devem buscar recursos que lhes garantam resultados positivos e sustentáveis. Dentre as estratégias desenvolvidas, estão as interorganizacionais, as quais envolvem ações de cooperação e colaboração entre parceiros. Cooperação e colaboração são normalmente usadas na literatura de negócios como sinônimos, no entanto, podem-se considerar conceitos distintos. Este ensaio discute esta diferença entre os termos. Observa-se que a cooperação ocorre em nível horizontal com ganhos para ambos os parceiros, e a colaboração aparece em nível vertical ou horizontal, como apoio de uma organização a outra. Ainda, discute-se o papel da coopetição, que ocorre em nível horizontal, não exclui episódios de colaboração, mas é uma ocorrência simultânea de competição e colaboração entre competidores.

Downloads

Publicado

17-06-2011

Como Citar

WINCKLER, N. C.; MOLINARI, G. T. Competição, Colaboração, Cooperação e Coopetição: Revendo os Conceitos em Estratégias Interorganizacionais. Revista ADMPG, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13960. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos