A Gestão Educacional Pública: uma análise sobre competências, liderança e trabalho em equipe com foco na qualidade

Autores

  • Aline Hygino Carvalho Monteiro IFRJ
  • Andrea Soares Ferreira da Silva IFRJ
  • Juliana de Fátima Calixto de Oliveira IFRJ
  • Reginaldo Nogueira Dias IFRJ

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama geral da Nova Gestão Pública, reflete sobre as possibilidades e desafios do modelo democrático-participativo de gestão nas instituições educacionais públicas, discute as competências individuais e a capacidade de trabalhar em equipe como exigências na contemporaneidade. O estudo se referencia no advento da Administração Gerencial e seus impactos no âmbito do Serviço Público, no que concerne à busca pela modernização e por uma gestão mais competitiva. A relevância do tema é caracterizada pela função social inerente ao Serviço Público que se coloca em atendimento aos cidadãos, em especial no âmbito educacional, voltado para o desenvolvimento do país e para a construção de uma sociedade mais justa. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram a importância da valorização das pessoas, do desenvolvimento das competências individuais e da reflexão sobre estilos de liderança e o exercício do poder, integrados a um trabalho em equipe, em prol de uma gestão educacional pública, voltada para sua função social, através da prestação de serviços com foco em resultados de qualidade.

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Publicado

17-07-2019

Como Citar

MONTEIRO, A. H. C.; SILVA, A. S. F. da; OLIVEIRA, J. de F. C. de; DIAS, R. N. A Gestão Educacional Pública: uma análise sobre competências, liderança e trabalho em equipe com foco na qualidade. Revista ADMPG, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13976. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos