Um modelo de gestão universitária para Instituições Estaduais Cearenses de Ensino Superior
Resumo
Este estudo objetivou propor um modelo de gestão que possibilite maior efi ciência administrativa às InstituiçõesEstaduais Cearenses de Ensino Superior. O modelo proposto foi estruturado com base em pesquisa teórica e pesquisa empírica.
A primeira apoiou-se nas refl exões sobre gestão universitária referentes ao modelo burocrático de Solino (1996), ao modelo político
de Baldridge (1971) e ao modelo sistêmico de Tachizawa (2002). Considerou ainda o pensamento de autores como Millet
(1962), Finger (1998), Marcovitch (1998), Borges (2000), Estrada (2000), Tachizawa (2002), Bello (2004), Tamayo (2005) e
Lima (2008). Os resultados desse procedimento inspiraram o modelo Gestão das Universidades Cearenses – GUC, apoiado nos
núcleos administrativo e pedagógico que dão suporte ao gestor institucional em suas decisões e ações. O novo modelo de gestão
ampara-se ainda na perspectiva tridimensional combinada à tecnologia (processos) e à socialização na execução das tarefas.
Privilegia a forma de organização linear, departamental e matricial, no sentido de possibilitar o aprimoramento técnico; enfoca
mais especialidade nas atividades desenvolvidas; adequa os recursos; cumpre prazos e orçamento, estimulando o sentimento de
apropriação do todo institucional por cada componente da comunidade acadêmica.
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