Proposição do Balanced Scorecard para suporte à Gestão Estratégica de uma instituição de ensino público

Autores

  • Daiane Aparecida de Melo Heinzein IFSC
  • Kenia Regina Streich IFSC

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta do Balanced Scorecard para gestão estratégica do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Campus Jaraguá do Sul, através de um estudo de caso descritivo exploratório. A coleta de dados foi realizada em 2013, através de um questionário aplicado a todos os servidores do Campus Jaraguá do Sul, obtendo um retorno de 83,8% dos questionários. Para o desenvolvimento da proposta do BSC no Campus Jaraguá do Sul, seguiram-se as etapas defi nidas por Kaplan e Norton (1997), a saber: defi nição das perspectivas, defi nição de objetivos estratégicos, desenvolvimento
de relações de causa-efeito (mapa estratégico), e seleção dos indicadores de desempenho. A proposta incluiu a perspectiva Responsabilidade Social que está relacionada à função social da instituição, como defendido pelos autores Müller (2001), Pessoa (2000) e Rocha (2000). Adicionalmente, não foi utilizada a perspectiva fi nanceira, levando em consideração o caráter público e social da Instituição, corroborando Pessoa (2000). No entanto, verifi cou-se que há fragilidades na cultura estratégica do IFSC-JS, onde se faz necessário fortalecer, em primeiro lugar, a cultura estratégica para efi cácia da implantação do BSC.

Downloads

Publicado

15-12-2013

Como Citar

HEINZEIN, D. A. de M.; STREICH, K. R. Proposição do Balanced Scorecard para suporte à Gestão Estratégica de uma instituição de ensino público. Revista ADMPG, [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14031. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos