Proposição do Balanced Scorecard para suporte à Gestão Estratégica de uma instituição de ensino público
Resumo
Este artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta do Balanced Scorecard para gestão estratégica do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Campus Jaraguá do Sul, através de um estudo de caso descritivo exploratório. A coleta de dados foi realizada em 2013, através de um questionário aplicado a todos os servidores do Campus Jaraguá do Sul, obtendo um retorno de 83,8% dos questionários. Para o desenvolvimento da proposta do BSC no Campus Jaraguá do Sul, seguiram-se as etapas defi nidas por Kaplan e Norton (1997), a saber: defi nição das perspectivas, defi nição de objetivos estratégicos, desenvolvimentode relações de causa-efeito (mapa estratégico), e seleção dos indicadores de desempenho. A proposta incluiu a perspectiva Responsabilidade Social que está relacionada à função social da instituição, como defendido pelos autores Müller (2001), Pessoa (2000) e Rocha (2000). Adicionalmente, não foi utilizada a perspectiva fi nanceira, levando em consideração o caráter público e social da Instituição, corroborando Pessoa (2000). No entanto, verifi cou-se que há fragilidades na cultura estratégica do IFSC-JS, onde se faz necessário fortalecer, em primeiro lugar, a cultura estratégica para efi cácia da implantação do BSC.
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