Estrutura organizacional do Sistema de Ensino Municipal: um estudo comparativo de dois municípios paranaenses
Resumo
A presente pesquisa objetivou realizar um estudo comparativo das estruturas educacionais do Ensino Fundamental dos Municípios de Londrina e Jataizinho. O referencial teórico abarca a Administração Pública, bem como o Controle de Custos como Instrumento de Gestão. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa, desenvolvida via estudo multi-caso. Como resultado, verifi ca-se que a diferença de porte das cidades também se refl ete na estrutura organizacional relacionada à gestão da educação nessas cidades. Verifi cou-se que, no caso de Jataizinho, o município não possui uma Secretaria específi ca para a Educação. Já em relação aos custos apurados nas escolas, constata-se que as duas cidades têm seus custos alocados para pagamento de pessoal, principalmente de professor. Também calculou-se o Custo Indireto, que é o custo para a administração da educação. Em Londrina o custo é de R$ 9,73 mensal por aluno, enquanto em Jataizinho é de R$19,57, ou seja, 100% superior. Verifica-se, através da comparação dos valores mínimo e máximo dos dados gerais da pesquisa, que por ter um porte menor, o município de Jataizinho apresenta alocações de recursos de maneira mais homogênea entre as escolas. Já em Londrina, percebe-se uma maior discrepância na realidade de cada escola.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.