Geração y e processos de aprendizagem: um estudo exploratório em cursos profissionalizantes de Administração e Marketing do interior de Santa Catarina

Autores

  • Edina E. Z. Fietz Treml UNIVILLE
  • Liandra Pereira UNIVILLE
  • Sueli Maria Weiss Rank UNIVILLE

Resumo

As escolas profissionalizantes, suas equipes pedagógicas e seus professores cada vez mais sentem-se desafiados a trabalhar de forma diferenciada e consonante às demandas de mercado, processo que se intensifica ainda mais ao se considerar as dificuldades enfrentadas na convivência com diferentes gerações na atualidade, contexto que os conduz a repensar a forma de ensinar e aprender. Parte representativa dos alunos dos cursos profissionalizantes pertence à denominada Geração Y. Esses alunos têm como característica um perfil dinâmico e a necessidade de interagir constantemente com a tecnologia. Essa influência os torna extremamente conectados com as mídias e redes sociais, expressando muitas vezes resistência às aulas tradicionais, ao passo que valorizam o conhecimento, mas trabalham com ele sob um novo paradigma. Nessa direção, a presente pesquisa apresenta dados que expressam a visão de alunos matriculados em cursos profissionalizantes de administração e de marketing do SENAC do interior do Estado de Santa Catarina, Brasil, suas relações com o ensino e aprendizagem, assim como uma avaliação na percepção destes alunos do perfil de professores atuantes nos cursos. Os dados obtidos expressam a necessidade de adequações metodológicas, revertendo em aulas mais dinâmicas e que contemplem processos de maior interação entre alunos-professores. O estudo aponta ainda que o domínio do conteúdo e aspectos direcionados à gestão de classe, critérios claros e disciplina em sala de aula são valorizados pelos alunos pertencentes à Geração Y. As referidas informações podem auxiliar os profissionais atuantes nos cursos profissionalizantes, contribuindo para ressignificar práticas adotadas no relacionamento em sala de aula e melhor desempenho dos alunos.

Downloads

Publicado

18-07-2014

Como Citar

TREML, E. E. Z. F.; PEREIRA, L.; RANK, S. M. W. Geração y e processos de aprendizagem: um estudo exploratório em cursos profissionalizantes de Administração e Marketing do interior de Santa Catarina. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14037. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos