Afrodescendentes em comerciais: análise do papel da mídia na difusão das representações sociais
Resumo
Comerciais temáticos veiculados pela televisão, maior mídia de massa, são muito usados especialmente em eventos como a Copa do Mundo de Futebol, para divulgação e envolvimento de consumidores. Considerando a representatividade populacional e econômica dos afrodescendentes e a penetração dessa mídia, este estudo exploratório com abordagem qualitativa, por meio de análise documental de 40 vídeos televisivos temáticos, investigou o conteúdo de peças publicitárias, a participação dos afrodescendentes e exposição do produto em campanhas publicitárias relacionadas às copas do mundo. Com participação em 60% dos vídeos analisados, verificou-se que os personagens afrodescendentes aparecem como figurantes em 21% deles e, na maioria, não manuseavam o produto divulgado, constatando-se que, mesmo em comerciais ligados ao futebol, a sua representação na mídia não é marcante ou expressiva sendo a participação de afrodescendentes mais efetiva em peças publicitárias com produtos baratos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.