Análise do marketing empreendedor em um micro varejo: a loja Mundo Nattural
Resumo
As micros e pequenas empresas desempenham um papel fundamental no cenário econômico, gerando emprego e renda para o país. No Nordeste, existem 917.580 mil destas, o que equivale a 15,33% do total nacional e na Bahia existem 288.667. Entende-se por marketing empreendedor um misto de marketing e empreendedorismo, caracterizado por práticas informais e intuitivas exercidas por gestores de pequenos negócios. No marketing tradicional o início do processo perpassa pela identificação das necessidades do público-alvo, enquanto que por questões de limitação de recursos, o marketing empreendedor faz o caminho inverso: o processo inicia-se com práticas inovadoras que criam novas ideias. Diante do crescimento acelerado do ramo de produtos naturais e suas especificidades, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática do marketing empreendedor e sua contribuição para o crescimento das vendas em um micro varejo do referido ramo. Adotou-se uma pesquisa de caráter exploratório por meio de um estudo de caso na loja Mundo Nattural, embasado na abordagem quali-quantitativa por meio de análises documentais da organização e de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos seus gestores e colaboradores. A pesquisa inferiu que as práticas do marketing utilizadas pela empresa podem ser consideradas como de marketing empreendedor, fato que confirma a visão de Carson e de Stokes quando demonstram a presença da intuição, de uma postura inovadora e de visão administrativa para gerir o negócio com recursos limitados. Além disso, percebeu-se que as estratégias empregadas promoveram o crescimento das vendas na loja Mundo Nattural ao longo dos três anos de existência.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.