Fatores determinantes na escolha profissional: um estudo com alunos concluintes do ensino médio da região Oeste de Santa Catarina
Resumo
O mundo das profissões tornou-se vasto e complexo, tanto para os ingressantes como para os que já estão desenvolvendo suas carreiras. Os avanços tecnológicos e as novas profissões apresentan-se como um grande desafio, sobretudo aos ingressantes, que, diante de tantas opções, alimentam grandes dúvidas. O período de escolha ocorre em um momento de grande transformação na vida desse jovens; por isso, há uma necessidade cada vez mais latente de discutir o tema com os alunos em fase de conclusão do ensino médio. O estudo investigou os fatores determinantes na escolha da profissão desse jovens que estão concluindo o ensino médio na Região Oeste de Santa Catarina. Foram pesquisados os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da região de atuação, de uma universidade de ensino superior do oeste de Santa Catarina. A coleta de dados deu-se através de questionário com perguntas fechadas e a análise foi predominantemente quantitativa. O questionário foi aplicado no mês de setembro de 2013 a 771 alunos, e os resultados obtidos, dentre outros, foram que os mesmos recebem orientação profissional durante o ensino médio e que esse serviço é oferecido por instituições de ensino superior. Quanto ao fatores influenciadores, o estudo mostrou que o financiamento público é determinante na escolha, assim como a proximidade da instituição de ensino da sua residência, já que uma boa parcela dos alunos pesquisados não pretemdem sair de casa para estudar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.