A decisão e os fatores inovadores na agroindústria de carne brasileira

Autores

  • Vanderlei José Sereia UEL
  • Eva Stal FMU
  • Marcia Regina Gabardo da Camara UEL

Resumo

O objetivo desse estudo é identificar fatores determinantes na decisão de inovar nas empresas agroindustriais de carne de frango, suína e bovina. Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de campo aplicada a 102 empresas da região centro-sul brasileira. A inovação é entendida como uma força impulsionadora do crescimento e da competitividade das empresas. Ela pode ser desenvolvida na área de P&D interna ou adquirida de P&D externa. A decisão de inovar segue um padrão de comportamento semelhante a alguns modelos de decisão descritos na literatura que exploram os conceitos de decisão racional e de racionalidade limitada. Os gestores seguem padrões de decisão procurando reduzir o risco, incertezas e conflitos nas organizações. Nem sempre isso é possível, pois há situações imprevisíveis que levam a resultados indesejados, porque as informações são incompletas ou simplesmente elas não estão acessíveis ou não existem. A decisão de inovar depende da análise do gestor sobre as limitações da capacidade interna, a dificuldade de acessar novos conhecimentos e a impossibilidade de alcançar os resultados previstos, imposto pelas mudanças no comportamento da conjuntura macroeconômica nacional e internacional. A análise dos resultados do estudo permite concluir que os fatores que influenciam a decisão de inovar nas empresas de agroindustriais de carne estão relacionados aos recursos da empresa, eficiência produtiva e relação da empresa com o mercado.

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Publicado

15-12-2014

Como Citar

SEREIA, V. J.; STAL, E.; CAMARA, M. R. G. da. A decisão e os fatores inovadores na agroindústria de carne brasileira. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14052. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos