Análise de falhas: uma visão holística da melhoria contínua através da manutenção produtiva total (TPM) em um estudo de caso

Autores

  • Frank de Lima Bazi UTFPR
  • Flavio Trojan UTFPR

Resumo

Na indústria moderna todos os indicadores de performance são medidos de tal forma a poder identificar as perdas naturais do processo produtivo como um todo e, assim constituir times de melhoria capazes de atacar em sua causa raiz, eliminando-as. Este trabalho apresenta os tipos de falhas existentes dentro de um processo produtivo e suas prováveis causas tendo o ciclo CAPDo e o Diagrama de “Ishikawa” como plataformas de análise. O mesmo foi realizado em uma indústria de bebidas da região, especificamente em uma linha de envase e, que forneceu informações necessárias para montagem de gráficos de pareto e fluxograma, ilustrando os percentuais de perda e o tratamento das falhas ocorridas no equipamento que obteve maiores índices de paradas na produção no período analisado. Contudo, o alicerce da melhoria contínua é a TPM (Total Productive Maintenance) que além de aprimorar e nivelar o conhecimento, as habilidades e as atitudes das pessoas, consegue transformar a estrutura da empresa em termos materiais, ou seja, revitalizar máquinas, equipamentos e ferramentas ao mesmo tempo que reduz perdas de matéria prima e produto.

Downloads

Publicado

15-12-2014

Como Citar

BAZI, F. de L.; TROJAN, F. Análise de falhas: uma visão holística da melhoria contínua através da manutenção produtiva total (TPM) em um estudo de caso. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14053. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos