Internacionalização de empresas brasileiras em mercados da Europa e América do Norte: análise do perfil e de estratégias de atuação

Autores

  • Fernanda Bergamo Calderari Univ.Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marcela Bergamaschi Univ.Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Giuliana A. Santini Pigatto Univ.Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Na última década, principalmente, empresas brasileiras têm se arriscado de modo mais intenso no mercado externo através da diversificação das estratégias em mercados desenvolvidos e mais distantes geograficamente. A partir de 2004, os fluxos de saída de investimento direto passaram a ganhar maior importância para essas regiões, se opondo ao fluxo de investimentos diretos das empresas brasileiras concentrado na América do Sul, que vinha se observando até então. O objetivo principal deste artigo é analisar o processo de internacionalização das empresas brasileiras em mercados da Europa e América do Norte, conhecendo o perfil de atuação dessas companhias, em termos de segmentos e estratégias utilizadas pelas mesmas para o alcance desses mercados. O artigo é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-documental, analisando-se sete organizações de maior índice de regionalidade para as regiões da América do Norte e Europa. Os resultados das empresas estudadas foram analisados e trabalhados por meio de medidas descritivas.

Downloads

Publicado

15-07-2015

Como Citar

CALDERARI, F. B.; BERGAMASCHI, M.; PIGATTO, G. A. S. Internacionalização de empresas brasileiras em mercados da Europa e América do Norte: análise do perfil e de estratégias de atuação. Revista ADMPG, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14068. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos