Internacionalização de empresas brasileiras em mercados da Europa e América do Norte: análise do perfil e de estratégias de atuação
Resumo
Na última década, principalmente, empresas brasileiras têm se arriscado de modo mais intenso no mercado externo através da diversificação das estratégias em mercados desenvolvidos e mais distantes geograficamente. A partir de 2004, os fluxos de saída de investimento direto passaram a ganhar maior importância para essas regiões, se opondo ao fluxo de investimentos diretos das empresas brasileiras concentrado na América do Sul, que vinha se observando até então. O objetivo principal deste artigo é analisar o processo de internacionalização das empresas brasileiras em mercados da Europa e América do Norte, conhecendo o perfil de atuação dessas companhias, em termos de segmentos e estratégias utilizadas pelas mesmas para o alcance desses mercados. O artigo é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-documental, analisando-se sete organizações de maior índice de regionalidade para as regiões da América do Norte e Europa. Os resultados das empresas estudadas foram analisados e trabalhados por meio de medidas descritivas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.