O estudo da satisfação no trabalho em instituições públicas paraibanas de ensino superior
Resumo
Dentro da perspectiva de Gestão de Pessoas, o fator satisfação implica no desempenho do colaborador no trabalho, constituindo uma relação direta. A partir de então, abordando a satisfação no trabalho, as necessidades humanas, bem como algumas teorias sobre o assunto, este estudo buscou avaliar o nível de satisfação no trabalho dos docentes da Universidade Federal da Paraíba – Campus I, II, III e IV, respectivamente nos municípios de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Mamanguape/Rio Tinto, e da Universidade Estadual da Paraíba, nos municípios de Guarabira e Araruna. Com vistas a alcançar tal objetivo, a pesquisa caracterizou-se como do tipo descritiva, realizada por meio de pesquisa de campo e a revisão bibliográfica deu suporte aos resultados. Como método de coleta de dados, foi utilizada a aplicação de questionários a uma amostra por conveniência composta por 74 docentes dos Campi supracitados, com o uso da escala Likert de cinco pontos. Os resultados apontaram os fatores que satisfazem os colaboradores com o seu trabalho e como essa satisfação proporcionou qualidade de vida no trabalho, realizações pessoais e profissionais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.