Satisfação de consumidores empresariais: um estudo de caso da Algar Telecom de Ituverava

Autores

  • Fernanda Mara Ferreira de Assis FFCL/FEI
  • Mirna de Lima Medeiros UEPG/FEA-RP/USP

Resumo

O artigo visou mensurar o nível de satisfação dos clientes empresariais com relação aos produtos e serviços comercializados pela empresa Algar Telecom de Ituverava/SP, tecendo também apontamentos quanto aos fatores que poderiam colaborar para essa questão. Foi realizada uma discussão quanto à satisfação e fidelização de clientes empresariais. Também se reflete quanto às distinções entre o processo decisório nas decisões B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business). Por fim, foi realizada uma comparação da presente pesquisa com uma pesquisa anterior documentada pela empresa. A pesquisa teve duas fases: a primeira, exploratória e qualitativa, identificou as variáveis intervenientes na satisfação de clientes corporativos; a segunda, descritiva e quantitativa, analisou o grau de satisfação, por meio de um questionário estruturado, aplicado à amostra representativa de 38 empresas. Os resultados apontam que os clientes da Algar sentem-se insatisfeitos em alguns aspectos, contudo, a avaliação geral aponta para a satisfação com os serviços prestados pela empresa, bem como a intenção de prosseguir clientes.

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Publicado

15-07-2015

Como Citar

ASSIS, F. M. F. de; MEDEIROS, M. de L. Satisfação de consumidores empresariais: um estudo de caso da Algar Telecom de Ituverava. Revista ADMPG, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14073. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos