Potencial empreendedor dos estudantes das Ciências Sociais Aplicadas de uma instituição de ensino superior sob a ótica do Carland Entrepreneurship Index (CEI)

Autores

  • Juthielli Tormen UNOESC
  • Sabrina do Nascimento UNOESC
  • Miguel Angel Verdinelli UNIVALI
  • Suzete Antonieta Lizote UNIVALI

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar o potencial empreendedor dos discentes dos cursos de uma instituição de ensino superior (IES) privada, a partir do modelo de Carland Entrepreneurship Index (CEI). A amostra é composta por 205 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Tecnologia em Logística e Gestão Comercial, de uma instituição privada no estado de Santa Catarina. Na metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva, por meio de uma survey de abordagem quantitativos dos dados. Para tanto, a coleta de dados utilizou o instrumento de pesquisa proposto por Carland e Carland (1996), composto por 33 pares de questões fechadas que aferem o potencial empreendedor por meio de quatro dimensões: traços de personalidade (TP), propensão à inovação (PI), propensão ao risco (PR) e a postura estratégica (PE). Na análise dos dados, utilizou planilhas eletrônicas e a estatística descritiva. Os resultados apontam que, entre os discentes investigados, identificou-se a presença do potencial empreendedor conforme a escala do CEI em suas quatro dimensões. Observou-se a predominância da categoria empreendedora presente em 81,46% dos entrevistados, seguida pela categoria microempreendedor, com 17,56%, e a categoria macroempreendedor, com 0,97%. Estes achados confirmam ainda os resultados de outros estudos empíricos que aplicaram o CEI em contextos culturais distintos.

Downloads

Publicado

14-12-2015

Como Citar

TORMEN, J.; NASCIMENTO, S. do; VERDINELLI, M. A.; LIZOTE, S. A. Potencial empreendedor dos estudantes das Ciências Sociais Aplicadas de uma instituição de ensino superior sob a ótica do Carland Entrepreneurship Index (CEI). Revista ADMPG, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14077. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos