Estratégias de Ensino utilizadas na aula universitária: um estudo a partir do curso de Administração de uma Universidade Comunitária do Oeste Catarinense
Resumo
O dinamismo do conhecimento faz com que o ensino tenha de ser repensado, as aulas têm de ser cada vez mais atrativas para se conseguir obter a atenção dos alunos, os professores têm de ser verdadeiros estrategistas no planejamento e na execução das aulas universitárias, para que se consiga aliar o ensinar com a efetiva aprendizagem. O conhecimento de estratégias de ensino diferenciadas auxilia os docentes a atingirem os seus objetivos, incentivando os alunos a aprenderem e se tornarem protagonistas do processo. O presente estudo tem como problema central conhecer quais as estratégias de ensino estão sendo utilizadas pelos professores administradores, atuantes no curso de graduação em Administração? Trata-se de uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos, e quanto aos procedimentos, um estudo de caso, realizado em uma Instituição de Ensino Comunitária Catarinense. A amostra caracteriza-se como intencional e foi formada pelos docentes das disciplinas das cinco áreas profissionalizantes do curso. A coleta de dados se deu através de pesquisa documental, analisando-se os planos de ensino e de questionários aplicados aos docentes formadores da amostra. Os dados foram analisados pelas técnicas descritiva e de conteúdo. O estudo traz informações importantes acerca das estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes, quais os critérios que os mesmos usam para definição da estratégia, qual a efetividade da estratégia perante a aprendizagem dos alunos e se há relação entre a definição da estratégia com os objetivos do Projeto Pedagógico do Curso.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.