Disclosure socioambiental e o impacto no custo de capital
Resumo
A questão da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais notoriedade tanto de empresários quanto de consumidores, passando a integrar o planejamento das estratégias de negócios das organizações. Neste sentido, a publicação de relatórios de responsabilidade socioambiental, bem como a participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, têm sido apontados como mecanismos que demonstram ao mercado as boas práticas de gestão sustentável, sendo também uma forma de reduzir a assimetria de informações da empresa em relação ao mercado. Com essa transparência, conhecida na literatura sobre finanças como disclosure, procuram, em contrapartida, reduzir o risco de suas ações cotadas na Bolsa de Valores, além da redução do custo do capital. Assim, neste estudo buscou-se verificar se tais reduções de custo de capital próprio e de capital de terceiros realmente ocorrem nas empresas que publicam relatórios de sustentabilidade (GRI) e que participam do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para isso, foram selecionadas 91 empresas, metade destas que publicam relatórios de sustentabilidade, a outra metade como amostra de controle que não publicam tais relatórios. Foi utilizado o método quantitativo de regressão logística com painel de dados. Os resultados apontam que o disclosure ambiental exerce um impacto positivo no que concerne à redução do custo de capital próprio para a empresa, todavia, o mesmo não ocorre quando se trata do capital de terceiros.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.