Estrutura de Capital e Governança Corporativa: um estudo com empresas brasileiras pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM)

Autores

  • Itzhak David Simão Kaveski UFMS/CPAN
  • Paulo Ricardo Silva Amorin Dias UFMS/CPAN
  • Eumir de Moraes Rondon UFMS/CPAN
  • Larissa Degenhart FAI - Faculdades de Itapiranga
  • Marta Souza Fernandes UFMS/CPAN

Resumo

Este estudo objetivou investigar se os mecanismos de Governança Corporativa afetam a estrutura de capital das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM). Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de análise documental. A população do estudo compreendeu 123 empresas pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM) e a amostra foi composta de 55 organizações que apresentaram todas as variáveis necessárias para análise dos dados em um período anual de 2010 a 2013, compreendendo um total de 220 observações. Para a análise dos dados utilizou-se a análise descritiva e a regressão de Dados em Painel. Os resultados do estudo indicam que apenas uma variável de Governança Corporativa afetou a estrutura de capital das empresas pertencentes à amostra. A participação acionária dos diretores apresentou uma relação negativa e significativa com o endividamento total e de longo prazo contábil. Além disso, foram utilizadas variáveis de controle, destas variáveis o tamanho, crescimento e a liquidez também impactaram na estrutura de capital. Conclui-se a partir dos resultados empíricos, que dentre os mecanismos de Governança Corporativa utilizados neste estudo, apenas a participação acionária dos diretores explica o comportamento do financiamento de empresas do Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM).

Downloads

Publicado

14-12-2015

Como Citar

KAVESKI, I. D. S.; DIAS, P. R. S. A.; RONDON, E. de M.; DEGENHART, L.; FERNANDES, M. S. Estrutura de Capital e Governança Corporativa: um estudo com empresas brasileiras pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM). Revista ADMPG, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14087. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos