Estrutura de Capital e Governança Corporativa: um estudo com empresas brasileiras pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM)
Resumo
Este estudo objetivou investigar se os mecanismos de Governança Corporativa afetam a estrutura de capital das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM). Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de análise documental. A população do estudo compreendeu 123 empresas pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM) e a amostra foi composta de 55 organizações que apresentaram todas as variáveis necessárias para análise dos dados em um período anual de 2010 a 2013, compreendendo um total de 220 observações. Para a análise dos dados utilizou-se a análise descritiva e a regressão de Dados em Painel. Os resultados do estudo indicam que apenas uma variável de Governança Corporativa afetou a estrutura de capital das empresas pertencentes à amostra. A participação acionária dos diretores apresentou uma relação negativa e significativa com o endividamento total e de longo prazo contábil. Além disso, foram utilizadas variáveis de controle, destas variáveis o tamanho, crescimento e a liquidez também impactaram na estrutura de capital. Conclui-se a partir dos resultados empíricos, que dentre os mecanismos de Governança Corporativa utilizados neste estudo, apenas a participação acionária dos diretores explica o comportamento do financiamento de empresas do Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGC-NM).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.