A INFLUÊNCIA DO SIGNIFICADO DO DINHEIRO NA ATITUDE AO ENDIVIDAMENTO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
Resumo
Esta pesquisa consiste em verificar os fatores determinantes na atitude ao endividamento dos acadêmicos, dos primeiros e quartos anos, dos cursos de administração no Sudoeste do Paraná, no ano de 2017. As técnicas utilizadas foram: análise fatorial, regressão linear múltipla e o teste de Wilcoxon. A amostra foi composta por 561 acadêmicos. Com relação ao significado do dinheiro para os acadêmicos dos primeiros anos foram obtidos dez fatores, na Escala do Significado do Dinheiro (ESD) e para a Escala de Atitude ao Endividamento foram obtidos dois fatores. A influência do significado do dinheiro na Preferência de Pagamento obteve os fatores significativos: Sofrimento, Cultura e Felicidade. Para o fator Domínio foi verificado Conflito e Espiritualidade com influência. Para os acadêmicos dos quartos anos, foram extraídos sete fatores para a ESD, e para a Escala da Atitude ao Endividamento foram obtidos dois fatores. Para esses acadêmicos, houve apenas uma variável que influenciou o fator Preferência de Pagamento, que foi a Espiritualidade. Para o fator Domínio, as variáveis que o influenciaram foram Falsidade, Conflito e Felicidade. Com relação às diferenças na atitude ao endividamento entre os acadêmicos dos primeiros e dos quartos anos, identificou-se que não há diferença, ou seja, as atitudes dos acadêmicos dos primeiros anos, tenderão a ser as mesmas quando estes estiverem no quarto ano. Ressalta-se assim, a importância da educação financeira desde os anos iniciais da educação formal dos indivíduos. Em suma, acredita-se que o dinheiro possui significados, que vão muito além da troca, possuindo valores culturais e sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.