IMPACTO DA PANDEMIA NAS INCUBADORAS NO ESTADO DO PARANÁ
Resumo
As incubadoras tem um papel fundamental na geração econômica e social na região onde estão instaladas. O desenvolvimento das incubadoras promove a sobrevivência e maturação de pequenos e médios empreendimentos. Esses tipos de empresas são fundamentais para a geração de emprego e renda locais e contribuem para o PIB do nosso país. Ser empreendedor é algo difícil e que demanda muito trabalho e estudo, não basta apenas vontade, as incubadoras auxiliam neste processo de desenvolvimento. O ano de 2020 foi um ano desafiador a todos os pequenos e médios negócios os quais foram os mais afetados pela pandemia. O objetivo deste artigo é apresentar as implicações da crise sanitária/econômica nas incubadoras do estado do Paraná durante o período do ano de 2020. Identificando quais impactos foram sentidos e quais as alternativas tomadas para proporcionar o atendimento as empresas associadas. Este estudo, enquadra-se nos seguintes métodos de pesquisa: qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos sendo exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos foi realizado um levantamento. Utilizou-se um questionário composto por 19 perguntas, sendo dividido em duas partes: a primeira uma descrição do perfil e características das incubadoras, e a segunda parte com os impactos da pandemia. Conclui-se a importância de avaliar o impacto nas atividades, serviços oferecidos e na área financeira, sofridas pelas incubadoras durante esse período de pandemia, onde mudanças significativas foram sentidas por todos os segmentos da economia mundial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.