PROPOSIÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE DESCARTE DE LIXO ELETROELETRÔNICO
Resumo
Este artigo tem como objetivo criar uma escala de avaliação do comportamento de descarte de lixo eletroeletrônico por consumidores em geral. A coleta de dados se deu por meio de questionário eletrônico, via Google Docs, divulgado nas redes sociais dos pesquisadores. O questionário foi estruturado com 8 questões sobre o perfil dos entrevistados, 5 questões sobre conhecimento e hábitos de descarte de lixo eletroeletrônico e 11 questões da escala de avaliação do comportamento de descarte lixo eletroeletrônico. A amostra total foi de 128 participantes. Para verificar a validade da escala, utilizou-se da Análise Fatorial Exploratória e coeficiente de Alpha de Cronbach como forma de estimar a confiabilidade da escala. A partir da Análise Fatorial foram encontrados 3 fatores que reuniram 8 variáveis, das 11 da escala original. Esses fatores foram denominados de comportamento correto de descarte, comportamento incorreto de descarte e comportamento de guardar o lixo em casa. Todos os fatores obtiveram indicadores consistentes, que demonstram a validade do modelo para avaliar o comportamento das pessoas em relação ao descarte de lixo eletroeletrônico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.