INTEGRANDO CAPACIDADES GERENCIAIS E ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Ednael Macedo Felix Universidade de Fortaleza
  • Fabrícia Araújo Torres Madeira Universidade de Fortaleza
  • Stephanie Pereira do Amaral Universidade de Fortaleza
  • Sérgio Mendes de Oliveira Filho Universidade de Fortaleza
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza

Resumo

A pandemia da Covid-19 afetou as organizações como um todo, tanto as públicas quanto as privadas. Nesse cenário, as organizações educacionais foram consideravelmente impactadas pelas mudanças provocadas pela pandemia, seja ajustando normas de segurança sanitária, adaptando ambientes organizacionais de trabalho, buscando parcerias e tecnologias de suporte aos novos modelos de trabalho virtual, e, até mesmo, incrementando seus portfólios de projetos com ações inovadoras. Assim, essa pesquisa busca compreender como as capacidades gerenciais dos tomadores de decisão influenciaram as estratégias de ação de enfrentamento à pandemia para o funcionamento do programa de formação técnica de escolas profissionalizantes do governo do Estado do Ceará, Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os gestores de uma coordenadoria de educação profissional, associadas à pesquisa documental, tomando como referência trabalhos com foco na abordagem das teorias de Microfundamentos e Estratégica como Prática, que relacionassem essas teorias com o desempenho das mudanças estratégicas realizadas nas organizações. O estudo constatou que as capacidades gerenciais quando são potencializadas por estratégias de gestão moderna, principalmente em ações de formação contínua de gestores e seus subordinados, representam importante recurso de enfrentamento a contextos conturbados e cenários de instabilidades.

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

FELIX, E. M.; MADEIRA, F. A. T.; AMARAL, S. P. do; OLIVEIRA FILHO, S. M. de .; FORTE, S. H. A. C. INTEGRANDO CAPACIDADES GERENCIAIS E ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Revista ADMPG, [S. l.], v. 11, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/19720. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos