CORPORATE FINANCIAL DISTRESS:

Contribuições da Contabilidade para a Sustentabilidade Corporativa no Brasil

Autores

  • IEDA MARIA ZAVATIERI FUNDAÇÃO ESCOLA DO COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO - FECAP https://orcid.org/

Resumo

O objetivo do artigo pretendeu introduzir uma relevante abordagem capaz de delinear um novo caminho para nortear à gestão da angústia financeira corporativa no Brasil. Percebeu-se a existência de uma lacuna temporal nas análises de termômetro de insolvência para monitoramento do patrimônio, identificação de caminhos de soluções para medidas preventivas e corretivas do corporate financial distress. Em relação à lacuna existente, o impacto do artigo é a propositura de uma trajetória que aponta um novo ponto crucial para o termômetro de insolvência e alerta acerca da tendência a situação do Corporate Financial Distress. A relevância do artigo repousa na disseminação de um termômetro de insolvência simples e aplicável em qualquer modelo de negócios para fins de predição do futuro empresarial.

A metodologia da pesquisa tem natureza qualitativa, descritiva e documental, apesar de conter métodos quantitativos para ilustração do financial distress apresentado na empresa selecionada, a Saraiva Livreiros S/A, companhia listada na B3, participante no novo mercado em situação de recuperação judicial. Embora, a pesquisa tenha sido apoiada por uma companhia de capital aberto em função da disponibilidade de importantes relatórios contábeis e por estar em situação de financial distress, tem caráter exemplificativo para melhor elucidação da temática.

A contribuição social consiste na mitigação da mortalidade empresarial por meio da propositura de um caminho conservador para o gerenciamento da angústia financeira.

Os resultados e contribuições apresentaram subsídios para entendimento do termômetro de insolvência à luz da estatística de regressão linear que serviram como parâmetro para validação da situação de solvência. Adicionalmente, foi base para construção de um modelo denominado pela Autora de termômetro da perpetuidade pautado no conservadorismo relacionado ao momento crucial do termômetro de insolvência para atender à singularidade de cada empresa independente do porte e da localidade.

Palavras-chave: Corporate Financial Distress; angústia financeira empresarial; sustentabilidade corporativa; crise no Brasil.

Downloads

Publicado

07-12-2021

Como Citar

ZAVATIERI, I. M. CORPORATE FINANCIAL DISTRESS: : Contribuições da Contabilidade para a Sustentabilidade Corporativa no Brasil. Revista ADMPG, [S. l.], v. 11, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/19740. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos