A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA SOBRE A MUDANÇA ORGANIZACIONAL

um estudo em empresas juniores no Estado do Paraná

Autores

  • Matheus Gabriel Freitas Universidade Estadual de Maringá
  • Cleiciele Albuquerque Augusto Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como o processo de gestão da mudança é influenciado pela estrutura em empresas juniores do estado do Paraná. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa teórico-empírica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete diretores e presidentes, líderes das empresas estudadas. Também foram respondidos questionários por 86 membros das empresas juniores. Os resultados demonstraram que, além da influência identificada a partir do tipo de estrutura adotado, as maiores influências constatadas estão relacionadas à hierarquia presente nessas estruturas. Foi possível observar como a adesão as mudanças, o sentimento de participação ou, até mesmo, a liberdade de questionamento diminui conforme diminui o nível hierárquico ao qual o membro pertence dentro da hierarquia. Essa relação pode ser explicada pelo fato de a hierarquização das estruturas permitir com que os membros tenham diferentes visões dos problemas que ocorrem nas empresas e, também, pelos diferentes poderes de delegação e decisão atribuídos a cada cargo. Conclui-se que a estrutura pode ditar a forma como as mudanças se darão dentro da organização e, dessa forma, exercer influência direta no resultado proveniente dessas mudanças. Sendo assim, torna-se essencial o entendimento dessa relação a fim de que os gestores possam repensar a forma como estão utilizando a estrutura das organizações a favor das mudanças, ou, até mesmo, repensar a própria estrutura para tornar suas mudanças mais assertivas.

Biografia do Autor

Matheus Gabriel Freitas, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (DAD/UEM). Tem epxeriência na área de gestão de projetos e marketing. 

Downloads

Publicado

20-06-2022

Como Citar

FREITAS, M. G.; AUGUSTO, C. A. A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA SOBRE A MUDANÇA ORGANIZACIONAL: um estudo em empresas juniores no Estado do Paraná. Revista ADMPG, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/20078. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos