Análise das políticas e práticas de recursos humanos de uma empresa de confecção do Noroeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.12.20861.004Resumo
As políticas e práticas de recursos humanos (PPRH) contribuem para que os colaboradores obtenham realização pessoal e profissional. As políticas são normas e regras a serem seguidas de acordo com os objetivos da organização e as práticas incluem a rotina e ações das atividades dentro da empresa. Este artigo tem o objetivo de analisar a percepção dos trabalhadores a respeito das PPRH ofertadas por uma empresa de confecção. Foi realizado um estudo de abordagem quantitativa e descritiva. 45 funcionários de uma empresa do noroeste do Paraná participaram da pesquisa respondendo a um questionário proposto por Demo et al. (2012). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados obtidos demonstraram que os funcionários da empresa se sentem indiferentes com as seguintes políticas e práticas: remuneração e recompensas; condições de trabalho; treinamento, desenvolvimento e educação; e envolvimento. Houve uma concordância com as políticas associadas à dimensão de recrutamento e seleção. Por último, os funcionários afirmaram que não há a percepção das políticas e práticas de avaliação de desempenho e competências. Com os resultados, a organização poderá aprimorar suas PPRH alinhadas às suas estratégias para desenvolver ações que possam contribuir positivamente para os colaboradores e o ambiente de trabalho. A contribuição deste trabalho consiste em demonstrar a relevância, para as organizações e para os trabalhadores, das PPRH.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nágila Giovanna Silva Vilela, Gabrieli Andressa Rinaldo, Lucimara Oliveira dos Santos Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.