PROSPECÇÕES DE OTIMIZAÇÃO ORGANIZACIONAL NA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA AMBIENTAL LAIA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21004.007Resumo
Resumo
O presente artigo tem por objetivo geral a demonstração de melhorias em um ambiente organizacional utilizando-se da ferramenta ambiental LAIA – Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais em um empresa prestadora de serviços de manutenção elétrica e redes de energia. A planilha que integra essa ferramenta, além de englobar os aspectos e impactos do setor administrativo, contempla a forma atual de controle e a proposta de ações corretivas para mitigar ou eliminar o impacto ambiental, permitindo análise de estudo de caso quanto à Gestão Ambiental da organização. Além disso, os aspectos metodológicos possibilitaram a verificação de levantamento de informações bibliográficas, de forma a corroborar e adaptar as práticas encontradas no estudo. De caráter qualitativo e focando no estudo de caso na empresa, alguns resultados significativos foram levantados. O LAIA proporcionou benefícios como: diminuição de custos, conformidade com a legislação, melhoria da imagem organizacional, aumento da conscientização ambiental de colaboradores e clientes, melhoria do gerenciamento e, consequentemente, padronização dos processos produtivos e de otimização ambiental.
Palavras-chave: LAIA; Impactos Ambientais; Aspectos Ambientais; Gestão Ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joceli Bilek Pereira, Rafael Henrique Mainardes Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.