A PROFISSIONALIZAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DA NOVA GOVERNANÇA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.12.21105.005

Resumo

Este estudo busca relacionar Nova Governança Pública e Escolas de Governo com o objetivo de investigar se a atuação das escolas de governo contribui para melhoria no desempenho dos servidores da administração pública sob a perspectiva da Nova Governança Pública. Realizou-se o estudo qualitativo, adotando o método do estudo de caso e utilizando para a coleta de dados a entrevista em profundidade, junto a um servidor público estadual e um servidor público federal, que participaram de cursos em escolas de governo. Para compreensão dos discursos, os mesmos foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, por meio da qual foram identificados os seguintes temas: i) competências; ii) melhoria; iii) resultado; iv) eficiência; v) atualização; vi) capacitação, todos relacionados à história dos entrevistados e associados à revisão de literatura. Conclui-se que a atuação das escolas de governo contribui para melhoria no desempenho dos servidores da administração pública, pois promovem capacitação envolvendo conhecimentos teóricos, práticos, explícitos e tácitos, apresentam novos conhecimentos relacionados às atividades desempenhadas pelo servidor e ajudam a desenvolver competências necessárias para a prestação do serviço público.

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Publicado

25-10-2022

Como Citar

GALDINO MORENO, L. .; SACHSER ANGNES, J.; FERREIRA DE LIMA, L. A PROFISSIONALIZAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DA NOVA GOVERNANÇA PÚBLICA. Revista ADMPG, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. DOI: 10.5212/Admpg.v.12.21105.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/21105. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos