A PROFISSIONALIZAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DA NOVA GOVERNANÇA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.12.21105.005Resumo
Este estudo busca relacionar Nova Governança Pública e Escolas de Governo com o objetivo de investigar se a atuação das escolas de governo contribui para melhoria no desempenho dos servidores da administração pública sob a perspectiva da Nova Governança Pública. Realizou-se o estudo qualitativo, adotando o método do estudo de caso e utilizando para a coleta de dados a entrevista em profundidade, junto a um servidor público estadual e um servidor público federal, que participaram de cursos em escolas de governo. Para compreensão dos discursos, os mesmos foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, por meio da qual foram identificados os seguintes temas: i) competências; ii) melhoria; iii) resultado; iv) eficiência; v) atualização; vi) capacitação, todos relacionados à história dos entrevistados e associados à revisão de literatura. Conclui-se que a atuação das escolas de governo contribui para melhoria no desempenho dos servidores da administração pública, pois promovem capacitação envolvendo conhecimentos teóricos, práticos, explícitos e tácitos, apresentam novos conhecimentos relacionados às atividades desempenhadas pelo servidor e ajudam a desenvolver competências necessárias para a prestação do serviço público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucileia Galdino Moreno, Juliane Sachser Angnes, Luciano Ferreira de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.