GESTÃO INTEGRADA
UM DIÁGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.12.21136.011Resumo
Este estudo o objetivo de realizar um diagnóstico organizacional no setor administrativo de uma MPE do ramo farmacêutico do Município de Cianorte – PR. Pressupõe-se que a gestão que integra as áreas de marketing, vendas, finanças e de custos pode potencializar os resultados de uma organização. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados incluiu entrevistas, observações e documentos. A análise de dados se deu pela técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados indicam que não haviam estratégias e planejamentos pré-definidos para as áreas de marketing e vendas, todavia, foi destacado o relacionamento pessoal com os clientes, culminando na lealdade destes. Por não haver uma organização satisfatória da área financeira e a gestora desconhecer os gastos totais que implicam no preço do produto, foram percebidas dificuldades em traçar estratégias competitivas. Com isso, estimou-se a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio dos produtos mais vendidos, propiciando informações para decisões estratégicas do mix de produtos e precificação. Foram recomendadas ações de melhorias para o marketing e vendas, como ampliar a utilização de redes sociais; bem como foi ralizada uma análise SWOT e uma planilha de controle financeiro, evidenciando um panorama do ambiente de atuação da farmácia e possibilitando melhor organização das finanças. Conclui-se que é nessessária a gestão integrada desses setores para alavancar os negócios. Os resultados desta pequisa contribuem para área acadêmica, ao fomentar pesquisas na área, e profissional, ao evidenciar medidas de melhorias na gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Beatriz Negrelli da Silva, Nágila Giovanna Silva Vilela, André Luiz Wolf Jorge, Hebert Teodoro dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.