LOGÍSTICA REVERSA
UMA ANÁLISE DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DE RECICLADORES DE UBERLÂNDIA - MG
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21164.004Resumo
O presente trabalho teve por objetivo analisar os indicadores de sustentabilidade das organizações relacionadas à logística reversa (coleta seletiva) localizadas na cidade de Uberlândia – MG. Busca-se, ainda, conhecer o processo e o fluxo de materiais e informações das organizações; identificar as vantagens que estas encontram atuando nesse mercado; e identificar as principais dificuldades relacionadas à operação reversa das organizações. A pesquisa se caracteriza por ser descritiva, tendo como objeto de estudo multicasos, sendo eles organizações e associações de catadores/recicladores da cidade de Uberlândia – MG. A coleta de dados deu-se por meio de dados primários e secundários. Inicialmente, dados secundários de sites e artigos especializados sobre o tema. Posteriormente, dados primários da coleta in loco realizada em setembro/ outubro de 2021. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um formulário, teve como roteiro o Manual de Gestão da Coleta Seletiva e de Organização de Catadores (BENSEN et al., 2017). As variáveis de análise, basearam-se nos capítulos 6 e 7, compostos por indicadores de sustentabilidade. Os resultados mostraram que os pontos de oportunidades estão relacionados: ao descarte de vidro; às parcerias externas; e à união entre as associações para o fortalecimento desse mercado. Já os pontos de dificuldades estão relacionados: ao desconhecimento da população para separar os materiais recicláveis adequadamente, o que diminui a quantidade de material descartado; à gestão estratégica adotada por cada organização; à necessidade de parcerias externas para aumentar o fluxo de materiais coletados. Por fim, a gestão, organização, visão estratégica e parcerias são fundamentais para as organizações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sara Francino Gagliardi, Juliene Barbosa Ferreira, Alexsandro Silva Solon, Giuliano Frascati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.