TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE EM PESQUISA QUALITATIVA
APLICAÇÃO DA GROUNDED THEORY EM ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21170.005Resumo
A importante contribuição da pesquisa qualitativa à área de Administração e Negócios tem como expoente a Grounded Theory (GT), em especial pela sua capacidade diferenciada de gerar teorias. Para assegurar tal contribuição teórico-empírica, a utilização dessa abordagem enseja padrões de transparência e qualidade elevados nas publicações dos estudos que devem ser conhecidos. O presente estudo tem como objetivo verificar como a abordagem da GT está sendo aplicada em pesquisas de Administração e Negócios, sob a ótica dos Standards for Reporting Qualitative Research (SRQR). Esta investigação qualitativa é baseada no levantamento bibliográfico e seleção de 20 artigos encontrados dentre os melhores periódicos internacionais, e analisados conforme os critérios e recomendações do SRQR. Como resultados, observa-se nos artigos aderência aos padrões do SRQR nos itens relativos à abordagem metodológica, estratégia de amostragem, métodos de coleta de dados, unidade de estudo e análise de dados. Em contraste, houve falta de identificação do paradigma de pesquisa, em relação às características do pesquisador que podem afetar o estudo, e, ainda, sobre questões éticas relativas a seres humanos.
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