TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE EM PESQUISA QUALITATIVA
APLICAÇÃO DA GROUNDED THEORY EM ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21170.005Resumo
A importante contribuição da pesquisa qualitativa à área de Administração e Negócios tem como expoente a Grounded Theory (GT), em especial pela sua capacidade diferenciada de gerar teorias. Para assegurar tal contribuição teórico-empírica, a utilização dessa abordagem enseja padrões de transparência e qualidade elevados nas publicações dos estudos que devem ser conhecidos. O presente estudo tem como objetivo verificar como a abordagem da GT está sendo aplicada em pesquisas de Administração e Negócios, sob a ótica dos Standards for Reporting Qualitative Research (SRQR). Esta investigação qualitativa é baseada no levantamento bibliográfico e seleção de 20 artigos encontrados dentre os melhores periódicos internacionais, e analisados conforme os critérios e recomendações do SRQR. Como resultados, observa-se nos artigos aderência aos padrões do SRQR nos itens relativos à abordagem metodológica, estratégia de amostragem, métodos de coleta de dados, unidade de estudo e análise de dados. Em contraste, houve falta de identificação do paradigma de pesquisa, em relação às características do pesquisador que podem afetar o estudo, e, ainda, sobre questões éticas relativas a seres humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ernani Carvalho da Costa Neto, Márcio Costa Moreno, Tamara Esteves de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.