Análise da percepção do ensino-aprendizagem no sistema remoto dos alunos e professores do curso de Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.14.23775.009

Resumo

Esta pesquisa tem a pretensão de analisar como o ensino remoto impactou no ensino-aprendizagem dos professores e alunos do Curso de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, durante o período da pandemia da Covid-19. A pandemia forçou uma rápida adaptação para o ensino remoto, apresentando desafios significativos tanto para educadores quanto para estudantes. Apontar os desafios enfrentados neste período nos faz refletir e analisar se essa modalidade de ensino poderá ser aplicada no futuro, o que nos dará mais precisão em nossas escolhas. Entre os principais desafios encontrados, destacam-se a falta de preparação tecnológica, a necessidade de novas abordagens pedagógicas, e as dificuldades de manter o engajamento e a motivação dos alunos. Além disso, questões como a desigualdade no acesso à internet e a tecnologia, e a adequação de avaliações e feedbacks no ambiente virtual, são aspectos cruciais a serem considerados. Desta forma, analisar a percepção dos professores e alunos no ensino remoto, identificando seus desafios e limitações e apontando estratégias que possam contribuir para sua melhoria, poderá nos levar a um novo olhar sobre essa modalidade de ensino. Este estudo pretende revelar os aspectos positivos e negativos do ensino remoto, proporcionando uma visão abrangente das experiências dos participantes. A partir das percepções coletadas, poderemos discutir a viabilidade de integrar práticas remotas no ensino futuro, considerando inovações tecnológicas e metodológicas que possam enriquecer o processo educacional. Ao entender como professores e alunos se adaptaram, que estratégias foram bem-sucedidas e quais necessitam de melhorias, poderemos criar um modelo de ensino mais resiliente e inclusivo. Assim, espera-se que esta pesquisa contribua para o desenvolvimento de práticas educacionais que atendam melhor às necessidades de todos os envolvidos, tanto em situações de emergência quanto em um cenário de ensino regular aprimorado pela tecnologia.

Downloads

Publicado

14-08-2024

Como Citar

MARTINS ROBERTO , R. A. .; DA COSTA SCHIER , C. U. .; GUIMARÃES MORO , S. . Análise da percepção do ensino-aprendizagem no sistema remoto dos alunos e professores do curso de Administração . Revista ADMPG, [S. l.], v. 14, n. 1, 2024. DOI: 10.5212/Admpg.v.14.23775.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23775. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos