Análise da percepção do ensino-aprendizagem no sistema remoto dos alunos e professores do curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.14.23775.009Resumo
Esta pesquisa tem a pretensão de analisar como o ensino remoto impactou no ensino-aprendizagem dos professores e alunos do Curso de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, durante o período da pandemia da Covid-19. A pandemia forçou uma rápida adaptação para o ensino remoto, apresentando desafios significativos tanto para educadores quanto para estudantes. Apontar os desafios enfrentados neste período nos faz refletir e analisar se essa modalidade de ensino poderá ser aplicada no futuro, o que nos dará mais precisão em nossas escolhas. Entre os principais desafios encontrados, destacam-se a falta de preparação tecnológica, a necessidade de novas abordagens pedagógicas, e as dificuldades de manter o engajamento e a motivação dos alunos. Além disso, questões como a desigualdade no acesso à internet e a tecnologia, e a adequação de avaliações e feedbacks no ambiente virtual, são aspectos cruciais a serem considerados. Desta forma, analisar a percepção dos professores e alunos no ensino remoto, identificando seus desafios e limitações e apontando estratégias que possam contribuir para sua melhoria, poderá nos levar a um novo olhar sobre essa modalidade de ensino. Este estudo pretende revelar os aspectos positivos e negativos do ensino remoto, proporcionando uma visão abrangente das experiências dos participantes. A partir das percepções coletadas, poderemos discutir a viabilidade de integrar práticas remotas no ensino futuro, considerando inovações tecnológicas e metodológicas que possam enriquecer o processo educacional. Ao entender como professores e alunos se adaptaram, que estratégias foram bem-sucedidas e quais necessitam de melhorias, poderemos criar um modelo de ensino mais resiliente e inclusivo. Assim, espera-se que esta pesquisa contribua para o desenvolvimento de práticas educacionais que atendam melhor às necessidades de todos os envolvidos, tanto em situações de emergência quanto em um cenário de ensino regular aprimorado pela tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosemary Aparecida Martins Roberto , Carlos Ubiratan da Costa Schier , Silas Guimarães Moro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.