FINANÇAS PESSOAIS: COMO A CRISE DA COVID-19 TRANSFORMOU A VIDA DE UNIVERSITÁRIOS
PERSONAL FINANCE: HOW THE COVID-19 CRISIS TRANSFORMED COLLEGE STUDENTS' LIVES
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.011Resumo
Diante do aumento das preocupações financeiras, especialmente entre universitários, sobre as mudanças provocadas pela crise de 2020 e considerando a diminuição da renda, torna-se necessário investigar como esses indivíduos gerenciam e controlam suas finanças. Assim, o presente trabalho teve como objetivo comparar a gestão das finanças pessoais dos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina antes e após o início da pandemia da Covid-19. A pesquisa foi realizada com 171 graduandos de diferentes cursos, por meio de um questionário online composto por 23 perguntas. A maioria dos respondentes era do gênero feminino e tinha entre 21 e 30 anos. Os resultados mostraram que os respondentes possuem atitudes financeiras muito boas e a maioria julgou possuir um conhecimento razoável acerca das finanças pessoais. Durante o período da pandemia, observou-se um aumento substancial, superior a 10%, na prática de gestão financeira entre os estudantes universitários. No entanto, apesar de muitos realizarem um controle financeiro, ainda falta conhecimento e persistência para continuar a planejar adequadamente seus gastos e receitas. Além disso, é importante que os respondentes revejam seus métodos de controle financeira para verificar a sua real eficiência. Recomenda-se expandir o estudo geograficamente e incluir mais descritores de gestão financeira para enriquecer as análises.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Christine Pereira, Fillipe, Ani , Ana Luiza, Kássia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
