UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO FEMININA: MEMÓRIAS DE MULHERES DE RIO NEGRO-PR SOBRE O ACESSO AO ENSINO FORMAL (1946 – 1964)

Autores

  • Emian Ruthes Galvão
  • Danila Gomes Corrêa

Resumo

RESUMO: O presente artigo analisa o processo de escolarização de quatro mulheres do município de Rio Negro-PR entre os anos de 1946 a 1964, compreendendo os fatores que possibilitaram o acesso à educação formal, prosseguimento ou abandono de seus estudos. A pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia da história oral, bem como por via de fontes documentais do Grupo Escolar Barão de Antonina de Rio Negro, instituição de ensino na qual as participantes estudaram. Além das memórias das entrevistadas, o artigo apresenta aspectos da trajetória feminina no processo educacional a partir do início do século XIX até meados do século XX. Para o embasamento teórico contou-se com a contribuição de autores que discutem a história das mulheres e a educação feminina no Brasil como Brito e Miranda (2012); Louro (2015); Almeida (1998/2000); Pinsky (2009/2014/2015), entre outros; além de autores que discutem memória e história oral como Freitas (2006) e Tedeschi (2014). Este estudo revela vínculos entre família, sociedade e cultura no processo de escolarização de meninas/mulheres no período.

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Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos