A HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA NOS CURRÍCULOS DE SÃO PAULO E PARANÁ

Autor/innen

Schlagworte:

História da América, Currículo, História do Ensino de História

Abstract

Este projeto de pesquisa propõe analisar o contexto de ensino de História da América Latina nas Redes Estaduais de Educação de São Paulo e Paraná por meio da comparação dos conteúdos, competências, habilidades, abordagens teóricometodológicas e avaliações relacionados à História da América Latina nas “Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná – História – Ensino Fundamental II” e no “Currículo do Estado de São Paulo – Ciências Humanas e suas Tecnologias – História – Ensino Fundamental II”, a partir da tabulação destes dados e posterior análise. Estes resultados serão confrontados com um “currículo mínimo” de História da América Latina a ser definido pela pesquisadora a partir de pesquisa bibliográfica. O objetivo é investigar se o processo de elaboração de cada Currículo influencia na quantidade e qualidade dos conteúdos de História da América Latina, já que os dois documentos foram resultado de processos muito diversos, e se estes atingem o “currículo mínimo” definido pela pesquisa.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Nathalia Fernandes Vieira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em História, Cultura e Identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Veröffentlicht

2019-07-29