CULTURA POLÍTICA E CULTURA HISTÓRICA: O POSICIONAMENTO POLÍTICO DE JOVENS DOS CAMPOS GERAIS/PR ACERCA DO RETORNO DO MODELO IMPLANTADO EM 1964

Authors

  • Matheus Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Keywords:

Cultura Histórica, Juventude, Cultura Política, Consciência Histórica.

Abstract

A discussão, aqui apresentada, objetivou refletir sobre o que os jovens de ensino médio de cinco escolas diversas da região paranaense dos Campos Gerais, conhecem acerca do período dos Governos Militares (1964-1985) e como se posicionam politicamente frente a ele. Os apontamentos feitos no trabalho visam o apanhado geral dos dados e também a comparação entre os dados levantados nas escolas. Para esta reflexão foi utilizado, como base teórica central, os conceitos de Cultura Histórica e Consciência Histórica de Rüsen. Como metodologia de trabalho foi utilizada a técnica de estatística descritiva com base em dados levantados de forma quantitativa, ou survey. Os questionários utilizados foram confeccionados para a presente investigação e, de certa forma, inspirados no projeto Jovens e a História. Foram aplicados o total de 339 questionários, com 17 questões, e foi utilizado o software SSPS para o cruzamento de dados. Quanto as conclusões, é possível observar apoio significativo ao Governo dos Generais, assim bem como a ideia de que uma nova intervenção, ou um governo com as mesmas características, seria a solução para o Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Matheus Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, com experiência de trabalho na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, na rede Estadual de Ensino do Paraná e na rede particular da cidade de Ponta Grossa. Integra também o Grupo de Estudo em Didática da História (GEDHI) da UEPG.

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em História (1992), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua no mestrado acadêmico de História e no mestrado profissional (ProfHistória) da UEPG. Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura histórica, didática da história, consciência histórica, identidade social, ensino de história. Líder do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI). Membro ativo da Red de Especialistas em Docencia, Difusion e Investigación en Enseñanza de la História (REDDIEH - México). É diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEPG e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

Published

2019-01-09

Issue

Section

Monografias