O USO DAS OBRAS FÍLMICAS COMO MATERIAL DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Authors

  • Sidney Carneiro Ferraz UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
  • Lucas Patschiki

Keywords:

História, cinema, didático, vídeo

Abstract

Esse trabalho pretende fazer um breve relato da História do cinema nacional e dos documentários no Brasil, ainda tem a proposta de proporcionar aos educadores a análise das técnicas de exibição das obras fílmicas em sala de aula e sua utilização como recurso pedagógico. Para tanto, utilizar-se-á de concepções de diversos autores acerca da utilização das obras fílmicas e das tecnologias da informação e comunicação como material didático no processo de ensino e aprendizagem. Com as novas tecnologias da informação e comunicação, tornou-se cada vez mais necessário aos educadores a compreensão e a utilização desses recursos em sala de aula. O presente trabalho é composto por três capítulos, o primeiro intitulado História dos documentários e do cinema nacional, que abordará uma síntese da História do cinema nacional  e dos documentários brasileiros, o segundo capítulo é intitulado A utilização dos filmes e documentários como didática na disciplina de história, esse capítulo abordará a utilização das obras fílmicas como material didático, e o terceiro e último capítulo intitulado Utilização das obras fílmicas pelos professores nas salas de aula, abordará as técnicas práticas para que o professor possa utilizar as obras fílmicas como material didático no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, o presente trabalho é composto por uma conclusão e na sequência encerra-se com as referências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sidney Carneiro Ferraz, UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Formado em Direito em 2012 pela Faculdade Estácio de Curitiba, Advogado desde 2012, pós graduado em Direito Constitucional pela Faculdade Internacional Signhoreli do Rio de Janeiro, foi professor da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná de 2010 a 2013, acadêmico de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Published

2014-12-30

Issue

Section

Artigos