PROJETO DE PESQUISA A HISTÓRIA, EXPERIÊNCIA E ORIENTAÇÃO TEMPORAL NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA

Authors

  • Méris Nelita Fauth Bertin Universidade Estadual de Ponta Grossa

Keywords:

Ensino da História, Consciência histórica, Metodologias ativas, Preconceito racial.

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo investigar como o conhecimento histórico interfere nos padrões pelos quais os estudantes entendem e significam o mundo, de modo a embasar suas atitudes. O projeto estudará uma situação de pesquisa-ação em sala de aula, envolvendo, entrevista sobre história de vida, produção de narrativa e dramatização, tendo como tema a educação das relações étnico-raciais. Vale ressaltar, que estas atividades serão baseadas na experiência e conhecimento das pessoas negras. Tanto para o teórico de História, Jörn Rüsen, como para o de Educação, Jean Piaget, a ação sobre o objeto é indispensável para a construção do aprendizado histórico. Este aprendizado, como salienta Rüsen, é uma das dimensões e manifestações da consciência histórica, que por sua vez é o processo pelo qual se atribuem sentidos ao tempo. Já para Piaget, a construção do conhecimento deve ser coerente com o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno, o que pode ser potencializado pela experiência da entrevista sobre história de vida, produção de narrativa e dramatização. E essas metodologias ativas o realizam de modo socialmente complexo, a partir de relações sociais, interação, troca de saberes e vinculação com a vida. Diante disso, busca-se estudar se e em que medida as aulas de história podem contribuir para que o aluno expanda suas experiências, reconheça as desigualdades originadas da discriminação racial, seja capaz de problematizar os discursos discriminatórios, preconceituosos e intolerantes e desenvolva uma atitude de rejeição à discriminação racial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Méris Nelita Fauth Bertin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Sou professora de História, Psicopedagoga e, atualmente, mestranda em História da UEPG.

1980-1983 Graduação interrompida em 83 em Comunicação Social UEL.

1997-2000 Graduação em Licenciatura em História UEL

2004-2006 Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional IBPEX.

2016 Igressei como mestranda em História UEPG.

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Departamente de História.

Published

2018-02-04

Issue

Section

Projetos