A MENTALIDADE RENASCENTISTA ATRAVÉS DA EUROPA ATÉ A COLÔNIA: DO PRESTÍGIO DA INTELECTUALIDADE A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autor/innen

  • Artur Lemos Campos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Schlagworte:

Humanismo, Renascimento, Iluminismo, Educação, Selvagem, Civilização.

Abstract

A obra[1] de Agnolin será ponto de partida para este artigo. Visão de um homem no renascimento, de uma existência – ou não – da alteridade, e da relação com o Selvagem da América. Sendo esse ponto essencial para o entendimento de como é consolidada uma visão, uma mentalidade, em relação aos americanos em relação a tudo o que se propõe o humanismo e o renascimento, chegando na sua culminância, o Iluminismo. Vislumbra-se, então, o legitimar da Educação.


[1]        Referente a obra Jesuítas e Selvagens: a negociação da fé no encontro catequético-ritual americano-tupi (séculos XVI –XVII) de Agnolin, 2007.

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Veröffentlicht

2017-04-10

Ausgabe

Rubrik

Dossiê - Cultura e Educação na América Portuguesa