PROJETO DE PESQUISA: DIREITO A TERRA E CONDIÇÃO DE TRABALHO NO SUL DO MARANHÃO A PARTIR DA LIDERANÇA DE MANOEL DA CONCEIÇÃO

Autor/innen

Schlagworte:

Conflitos, Camponês, Manoel, Maranhão.

Abstract

No Estado do Maranhão diversos conflitos surgiram principalmente pela posse de terra, especialmente na região de Pindaré Mirim, no qual havia muitas áreas devolutas e que começaram a ser ocupadas a partir da década de 1950 por trabalhadores rurais do médio Mearim e migrantes do Ceará e Piauí, que ao adentrarem no território maranhense foram abrindo novas fronteiras produtivas, formando povoações e originando municípios. Nesta localidade onde se tinha matas com grandes plantações de arroz, também se tornou notório às ameaças feitas por latifundiários a trabalhadores rurais, que se recusavam a sair das terras que estavam e que foram ocupadas pelos mesmos. Nesse contexto e período destaca-se o camponês maranhense Manoel Conceição Santos, na região do Pindaré, que juntamente com outros camponeses, organizaram os trabalhadores rurais daquela região.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Ronísia Mara Moura Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-UEPG

Ronísia Mara Moura Silva, aluna do Programa de Pós- Graduação  do mestrado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Veröffentlicht

2017-04-10

Ausgabe

Rubrik

Projetos