PREVALÊNCIA DE MASTITE BOVINA POR STAPHYLOCOCCUS AUREUS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA - DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.17i1.0005
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v17i1.2592Palavras-chave:
Mastite bovina. Staphylococcus aureus. Infecção.Resumo
A mastite bovina é uma inflamação na glândula mamária que pode se apresentar nas formas clínicas e subclínicas, além de acarretar alteração das características do leite e redução da sua produção. Inúmeros microrganismos patogênicos podem causar esse tipo de inflamação no teto do animal, porém estudos revelam que o principal agente patológico da mastite bovina é o Staphylococcus aureus. A longa duração de infecções causadas por este microrganismo Gram-positivo pode levar o curso da doença à cronicidade, o que torna difícil o tratamento e diminuindo consideravelmente a produção de leite, constituindo-se uma das mais graves patologias no mercado leiteiro. O estágio em que se encontra a mastite e o sistema imunológico do organismo do animal são os principais fatores que vão direcionar o tratamento medicamentoso através do uso de antibióticos, avaliando a segurança da terapia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).