Técnicas de isolamento absoluto em dentes com estrutura remanescente mínima: revisão de literatura. Absolute isolation technique on teeth with minimum remaining structure: literature review. DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.17i2.0005
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v17i2.3303Abstract
Este trabalho realiza uma revisão na literatura com o objetivo de apresentar e discutir as principais técnicas que podem ser utilizadas para isolamento absoluto em caso de dentes com estrutura remanescente mínima. Assim, foram descritas várias técnicas de isolamento absoluto, observando-se que as mais citadas na literatura são as cirurgias periodontais. Entretanto, nos casos em que não é possível a realização de procedimentos cirúrgicos, existe uma grande possibilidade de métodos que vão desde o uso de matrizes e bandas ortodônticas, passando pela reconstrução prévia do dente a ser isolado e uso dos mais variados cimentos e resinas. A literatura analisada confirmou que o isolamento absoluto do campo operatório é de fundamental importância na execução de um tratamento endodôntico de qualidade, sendo que existem vários fatores limitantes para o seu uso. Para contornar esses fatores várias técnicas podem ser utilizadas, observando-se cada caso individualmente e aplicando a opção que melhor se encaixa em cada situação, uma vez que não há vantagem de uma técnica sobre outra.
Palavras chave: Coroa dental. Periodonto. Dique de borracha. Gengivectomia. Extrusão ortodôntica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).