CONDIÇÕES NUTRICIONAIS E A PRESENÇA DE PARASITAS INTESTINAIS EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM HOSPITAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA/PR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Publ.Biologicas.v.14i2.007012
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v14i2.1278Palabras clave:
hospitalizações, Ascaris lumbricoides, parasitose intestinal, enteroparasitoseResumen
Alta prevalência de ascaridíase na população infantil leva a estudos em vários países, nos quais associam os aspectos nutricionais às infecções intestinais parasitárias. Entretanto, poucos trabalhos descrevem o número de crianças hospitalizadas com enteroparasitoses em diferentes locais. Assim investigamos a prevalência de internações infantis com enteroparasitoses em três hospitais da cidade de Guarapuava /PR, associando a este aspecto a gravidade da doença, idade, sexo e condições nutricionais. O estado nutricional foi avaliado através de parâmetros antropométricos adotadas pela Organização Mundial da Saúde, usando à curva adotada pelo National Center of Health Statistic. Crianças com déficit nutricional foram as mais hospitalizadas com enteroparasitoses e graves quadros de infecções por Ascaris quando comparado a crianças em condições nutricionais normais. Concluindo, nossos resultados sugerem que a desnutrição é um fator agravante para a suscetibilidade a infecções por enteroparasitas.
Descargas
Archivos adicionales
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).